O poder da palavra e o poder do silêncio

"Cada um já observou o devido equilíbrio entre a palavra e o silêncio? Como esse ponto sutil está presente na vida?"
03 Jan
silencio

Pronunciamos muitas palavras por dia. Combinamos palavras para expressar ideias, sentimentos, situações. E será que refletimos sobre a força que essas palavras terão nos demais? Da mesma forma, também percebemos que precisamos do estado de silêncio, desse momento de esvaziamento interior para tocarmos algo mais profundo e então darmos mais qualidade ao que devemos expressar?
Cada um já observou o devido equilíbrio entre a palavra e o silêncio? Como esse ponto sutil está presente na vida?
Utilizamos a palavra como um instrumento de criação de bem-estar para nós e para os demais, ou para promover estados de controle sobre os demais? Chegamos a perceber o impacto do que dizemos? Consideramos um momento de silêncio interno antes de dizer o que dizemos, ou a impulsividade nos leva muitas vezes a situações desarmoniosas?
Um ser humano necessita encontrar um ponto de equilíbrio entre o que processa em seu interior e o que expressa externamente. Sem esse equilíbrio desgastamos inadvertidamente um dos maiores potenciais humanos, que é construir através da palavra e amadurecer através dos momentos de interiorização e silêncio. Abordei esse assunto na palestra "Equilíbrio entre o silêncio e a palavra" e ali poderão aprofundar essas reflexões.